segunda-feira, 3 de maio de 2010

Será que vai chover?

Tem dias na nossa vida que a gente acorda e o nosso mundo tá assim: O céu tá tão carregado que a gente fica só esperando pra ver a hora que vai desabar na nossa cabeça...
Quantas não são as nossas "pré-ocupações" e ansiedades, não é mesmo? a gente não consegue nem distinguir o horizonte. Aliás, que horizonte? o que é horizonte mesmo??? Mas aí, quando a gente pensa que não tem mais jeito, a tempestade vai sumindo, e o que fica é lembrança de Deus pra nós... "não te deixarei nem te desampararei"... Depois de uma "breve estiagem", retornei. Fui dar umas voltas, descansar no colo da mamãe e tal e tal (como diz a Clara). A idéia era ir ver alguns amigos, matar as saudades, mas não é que não deu?!

Gente, tem hora que a gente não quer fazer mais nada a não ser ficar em casa de papo pro ar. E foi isso mesmo que eu fiz.

Consegui ver praticamente duas amigas (!), mas a gente se esbarra por aí... E por falar em amigo...

Faz tempo que eu queria escrever sobre isso, mas a gente vai e vem e acaba não fazendo. Felizmente muita gente me entende (eu acho!) = )


Bom, tive meus dias de "Egito", mas graças a Deus, como Ele sempre faz, ele nos livra da escravidão. E fez isso comigo também. Mas a minha caminhada de saída do "meu Egito", tinha um trecho no "vale da sombra da morte".

Em tempo algum Deus me desamparou. Muito pelo contrário... abriu "mares" e me deu "maná" a cada dia. Foi "coluna de fogo" nas noites da alma e "coluna de nuvem" nos dias quentes do meu deserto. Ainda não cheguei na minha "terra prometida", mas posso afirmar, como na história do povo de Israel, que "nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite".

É isso mesmo... Deus tem sido fiel e presente, apesar de mim!
E nessa jornada, uma das coisas que mais senti falta foi dos meus amigos. Gente, como amigo faz falta!!!

E claro, como não podia deixar de ser, assim como o povo hebreu reclamou de vontade comer carne, eu reclamei com Deus de vontade de papear.
E não é que Deus ouve mesmo? hehhee...

Gente, Deus me deu não só amigos, mas uns irmãos novos, chegadíssimos!!! como não dava pra ter contato com os amigos de sempre, Deus providenciou novos!


Creio que nunca vou ser capaz de expressar completamente minha gratidão nem a Deus, que me deu estas pessoas, nem a estas pessoas, por se permitirem (e me permitirem) partilhar e compartilhar de seu pão, sua casa, sua família e sua vida. Fui recebida e de "pacote completo"! Eu, Clara e Tisso! E nem precisei sair de casa pra encontrar este "oásis da alma".

Minha casa tem o apelido de "República". Explico: eu trabalho o dia todo em outra cidade. Chego à tarde pra pegar a Clara na escola. O Tisso rala tarde e noite. Assim, quando a gente chega a gente já não tá tão afim de cozinha e tal... a gente cuida do que é importante pra Clara.

E não é que estes amigos do "óasis" cuidam da gente e ainda dão relatório pra mamãe quando ela vem (e reclamam com ela quando ela não vem!). Chegaram até a ligar pra mamãe pra reclamar que eu tava muito tempo fora de casa!

Isso sem falar nos lanches, bolos, almoços, sopas quando tem alguém doente, e principalmente os papos!!! ah, os papos!!!
Queridos do "oásis", meu muito obrigado eternamente!

Mas isso não é pra que os amigos de sempre se sintam menos amigos! Ao contrário... nos tempos de correria que tenho encontrado (aliás, acho que esbarrado fica melhor!) com os amigos da vida toda como tem sido bom!

O grande valor destes últimos consiste em que, apesar de estarmos longe, ficarmos muito tempo sem nos ver, eles sabem quem somos nós. E como isso é importante quando a gente tá saindo do "vale da sombra da morte" e errando pelo "deserto"!!!!!


Como é bom a gente se ver, se olhar e conseguir se ver refletido no olhar do outro! Rubem Alves fala muito bem sobre o olhar, assim como a Bíblia. Quantos não são os versículos sobre a relação entre o olhar e o viver...


E como a gente precisa se reconhecer, quando está se reinventando! Acho que na verdade a gente esquece de quem é... assim, os amigos do oásis confortam nossas almas cansadas e sedentas, e os amigos da vida toda, nos relembram quem somos: "trazem a nossa memória o que nos dá esperança".


Não citei nomes de propósito. Não quero cometer o pecado do esquecimento nesta hora, com estas pessoas tão importantes!

Mas tenho certeza que, cada uma delas, ao ler estas palavrass vai se reconhecer.


Amigo de verdade se reconhece.


Beijos no coração de cada um.


...