quinta-feira, 7 de julho de 2011

As pedras do meio do caminho


Ainda ando em crise comigo mesma para conseguir estabelecer a diferença entre "levar as cargas uns dos outros" e "cada um tomar a sua cruz".

Olho pra mim mesma e pra outros amigos ao redor e vejo-nos levando as cargas, as "cruzes" e tudo o mais que der pra carregar. Só não entendo porque a gente insiste, afinal, se formos sinceros, nem sempre a gente consegue levar a nossa própria cruz.

Com isso, me pergunto: será que é porque eu acho a minha cruz pesada que fico tentada a levar a cruz alheia?

Talvez até seja esta a resposta que eu encontre em mim. Todavia, muito mais do que respostas, eu preciso é mudar a minha atitude e assumir "só" a minha cruz.

Esta é uma das pedras que estão no meu caminho hoje.



Uma outra pedra que anda me incomodando é profissional. Sou servidora pública. Antes, por anos, trabalhei na iniciativa privada. E, como a gente estuda em Administração, a busca pela excelência e pela qualidade norteiam a própria existência da empresa privada. Já no serviço público.... o "buraco" ainda é mais em baixo...

Daí, que estou fazendo um curso sobre excelência no atendimento e em um dos itens, estou estudando o Dr. W. Edwards Deming, considerado um guru da excelência.

A pedra está justamente em uma das lições que ele propõe, dentre 14, para alcançar a excelência: "incentive o gosto e o orgulho pelo trabalho".

Pelo menos hoje, pra mim, isso é quase inacreditável! É óbvio que existem exceções e não são poucas! Talvez sejam pouco expressivas... pelo menos pra mim.

Como que a gente incentiva o gosto e o orgulho pelo trabalho pra quem é concursado, efetivo, não gosta de trabalhar, não precisa de trabalhar e nem corre o risco de perder o trabalho? e por aí vai... Na iniciativa privada é praticamente simples: não quer? sai fora que tem quem queira! Agora, no serviço público...

Além do ranço histórico, vejo hoje o serviço público crescendo enormemente sem planejamento nenhum! então, as estruturas são as mesmas, mas os desafios muito maiores!

No órgão que eu trabalho, tenho lidado com "colegas" que passam horas trocando ofensas, quer dizer, mensagens eletrônicas, desmerecendo-se mutuamente. E isso me dá uma preguiça...

Assim, embora hoje eu esteja muito desanimada com tudo isso, sei que vou conseguir vencer meu desânimo e minha inércia, e continuar trilhando meu caminho de conquistas e vitórias (suadas!). Mas hoje, só por hoje, preciso dividir minha aflição diante do que vejo e que não é nada bom...

Mas sou otimista: vejo a metade cheia do copo. Dias melhores virão... como diz o poeta, "dias melhores pra sempre!"

Força na caminhada! Pra mim e pra você também!