quinta-feira, 22 de março de 2012

Para Nana (ou Flor de Lótus)


Dia desses ouvi falar sobre a flor de lótus.   Conforme ouvia, fui achando interessante a história da flor... segundo se diz, nasce no lodo. Contudo, embora seja este o local de seu nascimento, o lodo, não há como negar que é uma flor linda! É apreciada em várias aspectos: botânico, artístico, culinário e religioso. Neste último aspecto, a flor de lótus, ou simplesmente lótus, é usada para simbolizar a transcendência, que nada mais é do que nascer do lodo, mas não ser lodo. Estar cercada de lodo, num pântano, e mesmo assim, ser uma linda e admirada flor. É ir além!

Se formos pensar nisso em termos atuais, o mundo anda bem pantanoso, não? é um verdadeiro lamaçal e a impressão que se tem é que se a gente se mover muito, acaba ficando sujo de lodo e lama também. E muitas vezes, a gente acaba ficando preso ao lamaçal.

Talvez seja mesmo mais fácil "cavar pra baixo", e ir ao encontro do lodo de tal forma que nem faça mais diferença... eu, o lodo, a lama, é tudo a mesma coisa. E será que não é isso mesmo que temos feito?

Falamos com tanta autoridade dos abusos dos ladrões, mas não pensamos duas vezes em passar o outro pra trás. 

Criticamos com veemência as fofoqueiras de plantão, mas se não é Deus pra nos livrar de nós mesmos e de nossas línguas, não sobra pedra sobre pedra. Ninguém presta. Mas não é fofoca. É só atualização.

Como reclamamos da falta de educação e limites das pessoas em geral, mas não educamos nem os nossos filhos.

Reclamamos da falta de amor entre as pessoas. Mas não amamos a nós mesmos...

As pessoas ao nosso redor, quando nos olham, o que será que vêem? lama, lodo, cheiro ruim do pântano, ou apesar disso tudo a gente olha para o alto e cresce e se torna flor?

Certamente, racionalmente, esta é a minha opção, a minha escolha: procurar olhar para cima, para o Pai da Luzes, para que, embora ainda num pântano, eu possa ser uma bela flor.