domingo, 12 de setembro de 2010

Política e Cristianismo

Amigos caminhantes!


Salve! faz um tempo que não sento pra colocar o papo em dia, mas em época de eleição, quem trabalha na Justiça Eleitoral rala com bastante pressão! Então, por favor, recebam minhas desculpas.

Tenho pensado em tanta coisa! Quando estou no caminho do trabalho ou de casa, quanta coisa eu gostaria de compartilhar! A paisagem, as montanhas, o pensamento que voa... mas a gente faz o que pode, não é mesmo?

Então, "bora" conversar.

Política e Cristianismo. De certa forma, era pra ser uma coisa simples: aqueles que são vocacionados a esta profissão, vivendo num caminhar constante com Cristo, fariam suas propostas e seu trabalho.

Mas não é assim que funciona, não é mesmo? Na verdade, a política (ou politicagem) já conseguiu corromper muitos púlpitos.

O texto de Lucas 16.8 tem uma palavra dura pra nós, filhos das luz: "E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz."

Cada versão bíblica adota um termo: mais sagazes, mais prudentes, mais sábios, mais hábeis, e por aí vai.

Interessante notar que trata-se tão somente de uma constatação. Não é uma condenação. Mas é um olhar e perceber esta triste realidade.

Em tempos de internet, de acesso à informação, os cristãos continuam os mais desinformados. O que acredito ser um desperdício. Os cristãos saem na frente sempre, se o desafio é falar em público, ler, apresentar trabalhos, cantar e várias outras coisas. Isto porque aprendemos (ou aprendíamos) desde pequenos na igreja.

Lembro a primeira vez que fui pregar na minha igreja, num culto de adolescentes. A primeira coisa que eu pedi foi que cada um ficasse olhando concentrado sua própria Bíblia e não pra mim. Quando terminou o culto, um amigo perguntou pra minha mãe qual das filhas dela que tinha feito a pregação, pois ele teve que ficar olhando a Bíblia e não viu quem tava falando = )

Somos ágeis para passar informação, mas não pra checar sua fonte. E com isso, temos desperdiçado compartilhar informações relevantes.

Por exemplo, tem um texto circulando que já recebi de várias fontes, falando sobre a Dilma e o "Demo", e o Michel Temer, e Satanismo e por aí a fora. Recebi algumas vezes, mas não repassei. Mas hoje, recebi uma resposta de alguém que como eu tinha recebido. E foi um sacolejo!

A resposta nos chama à razão e mais uma vez se constata que os "filhos das trevas são mais ágeis, sábios, prudentes (...) que os filhos da luz".

No texto existem referências de 6 projetos de lei que, de alguma forma seriam prejudiciais ao povo cristão ou a igreja. Resolvi olhar.

Dos seis, dois não existem e apenas um poderia de alguma forma ter algum reflexo na estrutura da igreja. Mas o impressionante, é que projetos que podem complicar mesmo, ninguém nem sabe se tem ou não.

Os detalhes estão sendo minados em outras esferas, de forma indireta, enquanto a gente se preocupa com grandes temas.

Sabe como é? é aquela crucificação do adúltero, do ladrão e o pegar leve com o mentiroso. Dependendo do pecado é que o cidadão vai ou não pro "reino da igreja". A gente esquece que a Bíblia não faz escala de pecado mais ou menos tóxico. Todo pecado é mortal.

Certa vez, na mesma igreja que eu frequentava, tivemos um "balaco-baco" por causa disso. Uma moçadinha saiu pra tomar uma cerveja numa tarde de calor. E foi por isso crucificada. Mas, na noite desta mesma tarde houve um casamento. O garçom foi literalmente atacado pela membresia faminta. Era bandeja pra cima, o cara quase caindo, e aquela profusão de mãos tentando agarrar a delícia servida. E olha que a festa era uma fartura!!!

Não deu pra ficar quieta: comprei a briga! por que a gente lincha os beberrões e esquece que os comilões estão no mesmo versículo. Preciso lembrar o quanto crente come????

Pois é isso. A gente se agarra numas aparências de verdade e luta por elas como se verdades fossem. É a mesma coisa com a grande maioria dos candidatos cristãos! Eles lotam as igrejas e invadem os púlpitos como se crstãos fossem! E os cristãos, acreditando tratar-se de irmãos, dão a preferência "pra família"! Ora se isso não é nepotismo!!!! Mas condenamos, quando não é nosso parente, não é mesmo?

A Câmara dos Deputados tem um portal excelente, pra ser consultado sempre. O endereço é o seguinte: http://www2.camara.gov.br/agencia/

Neste portal você pode cadastrar pra acompanhar uma proposta de lei, saber o que anda fazendo o deputado, o senador em que você votou. Tem inclusive enquetes sobre vários assuntos que vão influenciar quem está propondo a lei e quem vai votar, como foi com o projeto Ficha Limpa.

Mas isso a gente não faz. É mais prático a gente encaminhar o que recebeu, não é?

Gente, se tá ruim, nós cristãos temos muita culpa no cartório! Por isso, convido a todos os meus queridos caminhantes a tomar uma postura mais positiva e menos omissa. Usemos todas as ferramentas que Deus nos tem dado como nosso discernimento, nosso bom senso, nossa internet (!) a nosso favor e a favor de nossa nação!

Sejamos de verdade sal e luz, homens e mulheres corajosos e conscientes, que votam porque o cara é honesto e não porque ele finge ser cristão em época de eleição.

Abraços fraternos e boa eleição!