quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Rotina

Lembro-me bem, afinal, não faz tanto tempo, quando a minha filha ainda era um farelinho! Como eu lia de tudo um pouco pra ver se descobria como ser uma mãe melhor, como cuidar bem da cria e coisas assim.

Constato hoje que, pra minha tristeza, que já não leio tanto quanto antes. Embora sempre procure saber e me informar, parece que com o passar dos dias, o medo de tudo vai diminuindo e a gente se acostumando. E quando vê, já não tem lembrança de como foi que tudo começou.
Apesar desta "pedrada n'água", tento acertar.

Uma das coisas que a gente aprende lá no princípio é que as crianças precisam demais de rotina (!). Pois é. ROTINA! Esta mesma, que tanta gente xinga. Não é que a rotina pra criança é importantíssima pra desenvolver a segurança? Pois é. E a partir daí, a criança se sentindo segura, tudo se desenvolve.

Pelo menos esta lição eu me lembro bem e, mais do que meramente lembrar, procuro praticar. Tenho como rotina, por exemplo, passear no parque com minha filha sempre que possível; comer churros domingo à noite; e no calor, milkshake de chocolate com batatas fritas! Delícia! A gente adora estes programas!

Interessante também que pra muitas outras coisas a rotina é fundamental. Por exemplo, um atleta. Para que ele consiga alcançar o máximo de rendimento é crucial uma rotina muitas vezes dolorida. Mas o atleta sabe onde quer chegar. Então, elabora seu planejamento, estabelece sua rotina, e cumpre, à caminho de suas metas.

E eu, onde quero chegar com isso? Cheguei: porque razão a gente acredita nas mil e uma revistas, entrevistas e o "escambau", que propalam aos quatro ventos que é necessário quebrar a rotina?

Cada vez mais eu acredito que as relações, assim com a criação de filhos, a prática desportiva, a ciência, a música, enfim, tudo que nos rodeia, inclusive (e principalmente) a nossa relação com Deus, na verdade PRECISA de rotina!

Ainda hoje eu conversei com um amigo sobre isso. Perguntei a ele se ele tinha com a esposa a mesma rotina de conquista, quando começaram a se enamorar. Não precisa ler pensamento pra saber que a resposta foi "NÃO", não é mesmo? É óbvio que não! Do mesmo modo que eu já não leio tanto sobre educação e desenvolvimento (mas não abandonei, heim?, só relaxei um pouco...), meu amigo e acredito que todos os casais bem como todo tipo de relação, também relaxaram...

Aí, vem este bando de publicidade enganosa, com mulheres enganosas (não vá dizer que acredita que os corpos perfeitos são realmente perfeitos, né?), impondo a necessidade de mudança, sair da rotina, sexo de todas as formas, como maneiras de salvar as relações cada vez mais decadentes.

E o que acaba sendo pior é que ninguém se dá conta que na verdade o que falta é a rotina! A rotina de prestar atenção ao outro, em vez de olhar só o próprio umbigo, a rotina da conversa, do carinho, do silêncio e por aí vai...

O resultado? um bando de gente cada vez mais sofrida por que não consegue fazer acrobacias sexuais, dança do poste ou do raio que o parta! como se isso fosse a rocha em que se devem construir as relações!

Anseio que eu, em primeiro lugar, não abra mão da minha rotina, de cuidar e conversar com a minha filha, de passear quando nós podemos, de cuidar e curtir com nossos amigos e, principalmente, de cultivar uma vida de gratidão a Deus por tudo que Ele tem nos dado.

Beijo no coração.